sexta-feira, 25 de julho de 2008

Apresentação

Este blog tem por objetivo reunir pessoas da cidade de Mossoró/RN, amantes da observação celeste, interessadas em participar na formação de um clube/grupo local de astronomia amadora.

Um clube/grupo de astronomia amadora, como os vários existentes no Brasil e no mundo, tem por objetivos principalmente:

(1) reunir pessoas com o mesmo gosto pela observação celeste, possibilitando a construção de vínculos de amizade, troca de conhecimento e aprendizado mútuo entre os membros;

(2) promover a divulgação da astronomia das mais variadas formas, dentre as quais podemos citar a organização e o fomento a realização de eventos, tais como cursos, palestras, etc;

(3) organizar excursões e encontros periódicos de observação do céu noturno nos própios limites do município ou em locais mais afastados e de melhor visibilidade.

Para quem ainda não tem idéia do que venha a ser um grupo de astronomia amadora, recomendo uma visita à página desse grupo português que se reúne periodicamento nos arredores de Lisboa.

Quem tiver interesse em participar do clube/grupo basta deixar um comentário aqui no blog e enviar um e-mail para o endereço astronomiamossoro@gmail.com. Quando houver um número mínimo de pessoas interessadas, entraremos em contato com todos para marcarmos nossa primeira reunião.

Enquanto isso, continue acessando o blog para se manter informado acerca deste projeto, como também, participe sempre que poder deixando seu comentário.

Contamos com você!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem que ter mais mídia pra este blog.. gostei da iniciativa e faço minhas observações a olho nu aqui em mossoró e atraves de programas que me auxiliam.

W. Andrei disse...

Glacilene, muitíssimo obrigado pelos elogios.

Concordo como você quanto à necessidade de uma maior divulgação do blog. Contudo, temos que considerar que a nossa iniciativa ainda é bastante recente, por isso esperamos que com o passar do tempo ela se torna cada vez mais conhecida dos amantes da astronomia em nossa cidade.

Tenho tido alguma dificuldade em incluir o blog em mecanismos de busca, principalmente no google. Mesmo fazedo uso das ferramentas disponibilizadas pela empresa para desenvolvedores web, o google ainda não conseguiu indexar o endereço do blog e disponibilizá-lo nos resultados de busca. Mas acho que estou sendo um pouco impaciente, pois dada a grande quantidade de novas informações diariamente disponibilizada na rede, isso deve levar alguma tempo para acontecer.

Em relação a formação do clube, penso que um passo inicial a ser dado seria a formação de uma relação de pessoas interessadas.

Por essa razão criei um endereço de e-mail do blog (astronomiamossoro@gmail.com) para o qual os interessados em participar deverão enviar uma breve mensagem de apresentação.

Quanto tivermos um número suficiente de interessados poderemos passar para o passo seguinte que seria uma reunião com a participação de todos para nos conhecermos e decidirmos as primeiras questões acerca dos rumos que o clube tomará.

Sempre lembrando que tudo será feito democraticamente com a participação igualitária de todos em todas as decisões.

Caso você esteja interessada em participar envie sua mensagem de apresentação para o nosso e-mail: astronomiamossoro@gmail.com.

Abraço.